Com base em experiências de campo, anualmente, a Portas Abertas publica uma lista com os 50 países mais opressores ao cristianismo. Há três principais objetivos para esse levantamento: fazer dessa classificação um instrumento mais preciso de medição da extensão da perseguição aos cristãos hoje; determinar onde a necessidade é mais urgente e; assim, planejar melhor projetos e ações.
Perseguição é "toda e qualquer hostilidade vivenciada em qualquer lugar do mundo, como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso inclui atitudes, palavras ou ações hostis contra os cristãos, partindo de fora do cristianismo ou em meio a ele". Ron Boyd-MacMillan
Em comparação ao ano anterior, a Classificação de Países por Perseguição, originalmente chamada de World Watch List - WWL, chegou em 2013 com alterações significativas e destaques bastante curiosos; a começar pela maneira com que a listagem foi feita.
Perseguição é "toda e qualquer hostilidade vivenciada em qualquer lugar do mundo, como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso inclui atitudes, palavras ou ações hostis contra os cristãos, partindo de fora do cristianismo ou em meio a ele". Ron Boyd-MacMillan
Em comparação ao ano anterior, a Classificação de Países por Perseguição, originalmente chamada de World Watch List - WWL, chegou em 2013 com alterações significativas e destaques bastante curiosos; a começar pela maneira com que a listagem foi feita.
A explicação é bastante simples: até 2012, o questionário elaborado pela Portas Abertas, que considerava as áreas onde a perseguição religiosa era mais latente, era composto por perguntas genéricas, rápidas, e não muito aprofundadas. Para a classificação desse ano, o questionário apresentado aos cristãos em campo foi reestruturado e alguns fatores e detalhes foram postos na balança. O relatório passou a considerar dois aspectos da perseguição religiosa: o contexto da perseguição e as diferenças de perseguição de acordo com as comunidades hostilizadas.
Por esse motivo, esse ano surgiram importantes mudanças nas dez primeiras posições, com novos países que passam a integrar o quadro dos 50 mais intolerantes à fé cristã. Ao comparar a classificação de 2013 com a de 2012, atente-se aos seguintes destaques:
Por esse motivo, esse ano surgiram importantes mudanças nas dez primeiras posições, com novos países que passam a integrar o quadro dos 50 mais intolerantes à fé cristã. Ao comparar a classificação de 2013 com a de 2012, atente-se aos seguintes destaques:
- Países novos entraram na lista: Mali (7ª), Tanzânia (25ª), Quênia (40ª), Uganda(47ª) e o Níger (50ª).
- Como já citado, o Mali, na África, que não apareceu em classificações anteriores, já chega ocupando a 7ª colocação. Isso se deu porque, após um golpe militar de Estado em março de 2012, o país vive hoje um momento de tensões e mudanças políticas, o que reflete diretamente na perseguição à Igreja. O norte foi dominado por milícias islâmicas e, portanto, todas as igrejas dessa região foram destruídas e milhares de cristãos tiveram que fugir para o sul ou para países vizinhos.
- Há onze anos consecutivos, a Coreia do Norte figura em primeiro lugar noranking.
- O Iraque está agora no TOP 5 da lista. Pulou da 9ª para a 4ª posição no quadro geral. Desde 2003, quando a invasão liderada pelos EUA derrubou o regime de Saddam Hussein, os cristãos tem sido alvo constante de grupos radicais islâmicos que atuam no país.
- A Síria subiu 25 posições, a Etiópia 23 e a Líbia 9, o que significa que a perseguição nesses países se intensificou.
- A Nigéria se manteve no 13º lugar, mas a perseguição que antes era considerada somente no norte do país, agora se expandiu para todo o território.
- A China desceu do 21º lugar para o 37º e o Egito do 15º para o 25º. Entenda, porém, que essas alterações nas posições não significam, necessariamente, uma melhora na perseguição religiosa na China e no Egito, especificamente. O que acontece é que, devido à mudança na forma de classificação dos países, em alguns lugares a perseguição religiosa é maior do que nessas nações, o que fez com que muitos países descessem no ranking sem que a hostilidade aos cristãos tenha diminuído de fato.
O esclarecimento acima pode aclarar também porque alguns países deixaram oranking, mas não devem sair da sua lista de orações, já que a perseguição não acabou. São eles: Cuba, Bangladesh, Chechênia, Turquia e Belarus. É, novamente, a nova maneira de aferir a perseguição que provocou tal movimento na tabela. Relatos do campo informam que, sim, em determinados países, como a China, há sinais de melhora, mas, mesmo assim, as pressões contra minorias religiosas permanecem.
A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto. Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo.
Fonte: Portas Abertas
RANKING 2013 / 2012
REALMENTE ESSA É UMA BOA NOTÍCIA EM QUE O CRISTIANISMO ESTÁ CRESCENDO SO QUE A POPULAÇÃO ESTÁ SOFRENDO MUIRO COM TUDO ISSO QUE ESTÁ ACOMTECENDO. PRISÃO E TORTURAS DE MISSIONÁRIO ESTÃ AUMENTANDO O DOBLO, ESSA É A TRISTE REALIDADE, SEM FALAR DOS CONFLITOS CAUSADOS E PESSOAS FUGINDO, CRIANÇAS MORRENDO DE FOME E DOPENÇAS.
ResponderExcluirMárcia algum tempo que não visitava o seu blog,hoje encontrei-a no chate e vim fazer uma visita .
ResponderExcluirÉ para mim uma alegria ver o seu trabalho, e a sua dedicação em anunciar a Palavra.
António.
Ps. Meu blog é o Peregrino E Servo.
Márcia A irmã é a terceira seguidora da Verdade Em Poesia, só que não consegui dar com seu blog, e agora seu nome me fez lembrar que era conhecido, fui a este blog e encontrei o seu nome aliás o nome de bio-marcia, fui ver e era a irmã, fico contente de a ter encontrado e poder seguir o seu belo blog.
ResponderExcluirAbraço e muita paz de Jesus.
António.
Que bom!!! Há quanto tempo, mas agora nos encontramos novamente. Sim eu sigo o seu blog e que Deus continue lhe abençoando.
ExcluirUm abraço! Fique na paz!
Isso é muito triste! A lista de países que perseguem os cristãos é imensa, mas através de nossa ajuda em oração, com certeza, nossos irmãos em Cristo serão protegidos. Existe um testemunho lindo no youtube de um russo que passou pela perseguição, foi preso e agredido, mas através de orações esse rapaz recebeu um grande livramento e foi liberto. Assista clicando nesse link:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=9InpQCLni7w
Assista, é muito forte.
QUe blog legal, parabens.
ResponderExcluirnao conhecia e nem sabia
ResponderExcluirque tinha blog assim como o seu
pregando o evangelho
que DEUS te abençoi querida
a paz de cristo
segui o meu blog
http://janydebarros.blogspot.com.br/
Oi querida irmã Marcia! Aqui estou eu te visitando o seu lindo blog e precioso instrumento para levar ao mundo a palavra de Deus. Obrigado por me visitar e seguir, juntos podemos cumprir o imperativo do Senhor Jesus "IDE e pregai o evangelho á todo o mundo" Que este teu trabalhar seja frutuoso para a gloria do Senhor! Deus te abençoe!!!!!!!
ResponderExcluirOlá Márcia, paz ! Vi seu link na UBE
ResponderExcluirNas listas anteriores eu sempre via o Irã em terceiro lugar, agora está em oitava, ainda que haja perseguição nesse país, mas me parece que já pode ser cristão lá, mas desde que seja dentro de casa sem manifestação nem proselitismo, claro que é assim no oficial, mas as escuras existem muitas coisas que não são divulgadas. Gostei do seu blog e estou te seguindo, muito pela atenção que você dá para o que está acontecendo com o cristianismo ao redor do mundo,é quase o mesmo gênero que o meu blog, se caso quiser fazer troca de links, estou disposto a fazê-lo pôr o seu no meu. Deus abençoe por ele, convido a visitá-lo quando tiver tempo.
Fica na paz
www.ezequiel-domingues.blogspot.com
Ezequiel Domingues dos SAntos
Paz Querida:
ResponderExcluirParabens, seguindo, te aguardo uma visuta no meu blog,
http://domingosmassa.blogpost.com
Irmã, amo Missões, mas, não cai bem em meu coração a questão da IGREJA PERSEGUIDA. Perseguidos são todos aqueles que são verdadeiramente discipulos de Jesus Cristo. Foi isto que Ele nos ensinou. Publicar relação de naçoes, é ampliar confrontos. Já basta o próprio mal que nos ataca.
ResponderExcluirQuerida irmã Maria Laura, a finalidade dessa postagem é para orarmos pelos nossos irmãos que estão nestes países, a Bíblia nos ensina não só orarmos por nossos irmãos, mas por todos os homens.
Excluir“Admoesto-te, pois antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”, 1 Timóteo 2:1
Leia com atenção, pois em nenhum momento está escrito igreja perseguida, mas classificação DE PAÍSES POR PERSEGUIÇÃO. Se informe mais querida e leia a Bíblia. Obrigada pelo seu comentário.
Que Deus a abençoe e lhe dê sabedoria.
Graça e Paz Márcia varela
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho em seu blog e pelo post sobre países em perseguição, precisamos de fato entrar nesta lutar em favor de nossos irmãos.
Cheguei até aqui apos sua mensagem na UBE, estou te seguindo.
Aguardo sua visita.
Um abraço,
Thiago Belarmino / http://gestaosacerdotal.blogspot.com.br/
Irmã, eu leio a Biblia desde os 10 anos de idade e sei que temos que orar por todos e muito mais pelos missionários que entregam sua vida em amor. Temos que ter prudência entretanto, ao falar os nomes dos países. Um certo missionário de uma área difícil de trabalho, me relatou que o problema está em nós, que chegamos em certos países, sem aprender antes o jeito de ser daquela nação, de sua cultura, etc. até chegarmos ao momento certo de FALAR DE JESUS CRISTO. Isto depois de, diante deles todos, termos antes VIVIDO JESUS CRISTO. Ele chegou a comentar que chegamos desrespeitando as suas crenças e daí começam as perseguições. A Somalia por exemplo, que está entre as primeiras nações em perseguições, convive muito bem com o trabalho da MCM POVOS. É que q a MCM cuida da Somalia com objetivo de leva-la a Jesus, no tempo certo. Eu já fui colaboradora da Portas Abertas.
ResponderExcluirGostei do seu blog, com temas relevantes e pertinentes para o cristianismo. Precisamos mesmo conhecer as áreas em que os cristãos são mais perseguidos. Está na bíblia que isso iria acontecer, e que estaria chegando o fim dos tempos, o dia do juízo. Portanto, precisamos vigiar para estarmos limpos quando tudo isso acontecer. Conheça o meu blog também: www.aluzparaomundo1.blogspot.com
ResponderExcluirA paz seja multiplicada, em nome de Jesus. Amém.