“ Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 Jesus te Ama e eu também.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DEUS SEMPRE OUVE NOSSAS ORAÇÕES



Habacuque olha para o povo de Judá e vê tanta iniquidade, opressão, violência, a lei estava enfraquecida, não havia justiça, pois o perverso cercava o justo. (Hc 1.4) E isso estava lhe incomodando muito, não conseguia entender porque Deus estava permitindo tudo àquilo que estava acontecendo, e então faz uma indagação:
“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás”? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? (Hc 1:2)
Este versículo nos leva a entender que Habacuque estava orando há muito tempo acerca deste problema e que não via DEUS fazer nada. Não é diferente em nossos dias, quantas vezes oramos desta maneira: Senhor até quando? E não conseguimos sentir e ver pelos olhos da fé que Deus está trabalhando em nosso favor e que a qualquer momento a resposta virá; pois para tudo há um tempo determinado, há tempo de sorrir, mas também há tempo para chorar. (Ec 3.1) Na realidade DEUS sempre ouve a oração de um justo, ainda que pensemos que não, mas DEUS na Sua Onisciência sabe o momento certo para nos atender. Jesus ensinou exatamente isso para seus discípulos: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei para que o Pai seja glorificado no Filho, Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei” (Jo 14.13-14).
Deus através do seu profeta Jeremias que foi contemporâneo de Habacuque nos diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jeremias 33.3). Não importa há quanto tempo você esteja esperando uma resposta de Deus, você pode até pensar que está demorando, o importante nesta situação é tão somente ter a convicção de que DEUS no momento certo, ou seja, no momento de DEUS, estará atendendo a sua oração. Se você tem sido fiel a Ele então descanse, pois Deus vela sobre Sua Palavra para cumprir, Ele é FIEL.
“O apóstolo Paulo traz uma Palavra de DEUS aos nossos corações:” Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. ”(Fl 4:6). É necessário entender que a ansiedade só vai atrapalhar a sua vida, tire o foco dos problemas e coloque em DEUS, então verá que ninguém pode impedir o agir de DEUS, por mais que você não consiga ver uma saída, entenda que operando DEUS, ninguém pode impedir. ELE É SOBERANO. (Is 43.13)
Nas Escrituras podemos contemplar em inúmeras vezes o poder de DEUS sempre livrando aqueles que Nele confiam. O nosso trabalho é tão somente descansar em DEUS. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pe 5:7). Até quando, Senhor, para sempre, gritar-te-ei, violência e não salvarás? Esta foi e tem sido a indagação de muitos durante anos, até os dias atuais. E assim como DEUS respondeu a oração de Habacuque no versículo cinco; continua respondendo em nossos dias, porém sempre no momento certo, ou o que podemos chamar de “momento de DEUS”.
Interessante observar que quando DEUS lhe responde, ele fica perplexo, não era aquilo que ele esperava de DEUS, e então começa a lançar uma série de indagações ao Senhor. Mas quem é o homem diante do criador? A palavra de DEUS diz: “Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus”? ...' (Rm 9.20)
Nem sempre a resposta de DEUS é aquilo que a pessoa estava esperando, mas certamente será o melhor. Não é verdade que os pais sempre querem o melhor para seus filhos? E se assim não acontecer, temos uma promessa da parte de DEUS: “Acaso pode uma mãe se esquecer do filho que ainda mama, de forma que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que esta mãe viesse a se esquecer dele, Eu, todavia não me esquecerei de ti, diz o Senhor.” (Is 49.15).
No início vemos Habacuque preocupado com a situação de seu povo, chegou a perguntar a DEUS, até quando aquela situação iria perdurar, e quando DEUS responde e diz que suscitaria os Caldeus( um povo semita que se estabeleceu na Babilônia), uma nação amarga e impetuosa, para disciplinar os Judeus, pensou que isso não seria justo, ele não compreendeu, como DEUS usaria uma nação que não temia a Ele para disciplinar outra que Habacuque achava ser menos injusta.
Depois então, de questionar a DEUS ele diz: “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que DEUS me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.” (Hc 2.1). Numa situação difícil, Habacuque decide esperar em DEUS. Ele parou de olhar para as circunstâncias e olhou para DEUS, quando agimos desta maneira encontramos a paz, a alegria, e a fé mesmo em meio às adversidades da vida. E assim aconteceu com ele, que termina o seu livro dizendo que pode vir qualquer problema, mesmo assim ele iria se alegrar no Deus da sua Salvação. ( Hc 3.17-19).
Mas primeiro ele teve que aprender muitas coisas com DEUS e que também podemos aplicar em nossas vidas:
1-      Deus sempre ouve as orações (Hc 2.2);
2-      Nem sempre há uma resposta imediata da parte de Deus (Hc 2.1);
3-      Deus usa quem Ele quer para corrigir seus filhos (Hc 1.6);
4-      Descansar em DEUS (Hc 2.1);
5-      Deus nem sempre responde da maneira que pensamos (Hc 1.5);
6-      Que o justo vive pela fé (Hc 2.4)
7-      Alegrar-se em Deus em qualquer circunstância de sua vida (Hc 3.18).
Que DEUS continue nos abençoando e que tenhamos a convicção que Ele está no controle de todas as coisas, e isto devemos demonstrar quando estivermos passando por situações difíceis como a do Profeta Habacuque.

                                                          Missionária Márcia Varella.



É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização do autor. A não ser que cite o autor da obra.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin
t