“ Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 Jesus te Ama e eu também.

domingo, 14 de abril de 2013

Teorias sobre " O Oitavo Rei do Apocalipse

Estaremos vendo algumas teorias sobre o oitavo rei (Ap 17.10-11)

1ª) Teoria de Scott: As sete cabeças na besta representam sete formas sucessivas de governo desde o surgimento do quarto império universal até o seu fim. " Caíram cinco". Esses são reis, cônsules, ditadores, e tribunos militares. " Um existe". Essa é a sexta forma ou a forma imperial do governo estabelecido por Júlio Cézar, sob o qual João foi banido para Patmos no reinado de Domiciano  As formas anteriores de autoridade haviam cessado. " O outro ainda não chegou". Assim, entre a dissolução do Império e seu futuro reaparecimento diabólico, passaram-se vários séculos. Essa é a sétima cabeça. É o surgimento do império caído sob novas condições conforme apresentado em 13.1. " E a besta, a que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete." A gigantesca confederação de Roma é vista aqui nas suas características essênciais como imutável. Ele é o oitavo.


2ª) Teoria de Aldrich: Quer dizer sete grandes reinos. Acredita-se que João se volta aqui para o período anterior à profecia de Daniel e inclui todos os grandes impérios que se levantaram contra o povo de Deus. Os cinco reinos que caíram seriam o Egito, a Assíria, a Babilônia, a Pérsia e a Grécia. O sexto reino em apocalipse é o império Romano, e isso significa que o sétimo ( com a oitava cabeça a ele associada) é apenas outra forma ou estágio daquele império.


3ª) Teoria: é a de que se trata de sete imperadores, históricos romanos, cinco dos quais já teriam morrido, um sob qual João viveu, e um que virá, de cuja linhagem o oitavo, a besta procederá.


Seja qual for a teoria adotada, ficará evidente que o governador final é o herdeiro de toda autoridade gentílica anterior. Nele o poder gentílico mundial chega ao seu auge.


Continuaremos com esse estudo.

Que Deus abençoe a todos!
Fonte:J.Dwight Pentecost

        O capítulo 17 de Apocalipse é um dos capítulos mais difíceis do NT, e tem recebido muitas interpretações diferentes, vamos continuar com o nosso estudo.

4ª) Teoria: segue a linha de tempo indicada no próprio texto, através das formas temporais usadas, nos parece a linha mais prudente a ser adotada. No contexto da besta que sai do abismo (abyssos), também denominado de "oitavo rei" nos parece coerente afirmar que o anjo falava a João sob um prisma temporal de sua própria época.
"Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição" [Apocalipse 17:9-11]
Então, com relação à besta que subirá do abyssos, de acordo com esse entendimento, quando João ouve do anjo a forma verbal "era", se referia a um tempo anterior a 90 d.C. Quando ele ouve "não é", então se refere ao tempo presente em 90 d.C e quando ele ouve que "há de subir do abismo" ou "virá", se refere a um futuro posterior a 90 d.C.
Sob esse prisma, os cinco reis que caíram, já tinham caído na época de João, no século I. Um existia naquele preciso momento. Outro, o sétimo, viria, mas duraria pouco tempo. Então, surgiria do abismo o oitavo, que é dos sete. O termo "é dos sete" parece indicar que o oitavo pertence à mesma estirpe ou natureza dos sete ou até mesmo é, literalmente, um dos sete, o qual esteve em plena atividade, foi lançado no abismo e de lá retornará. Cremos que devemos manter a mente aberta para essas duas possibilidades. ( Fonte: Easton's Bible Dictionary -1897)

5ª) Pastore Brunoni: O oitavo Papa será a besta: “E a besta...., o oitavo rei”, depois da demissão voluntária de Bento XVI, lembre-se o cumprimento da Palavra de Deus: (outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. Apocalipse 17:10),  não é mais um mistério quem será, nome, nacionalidade, (se procede dos outros papas, etc. ), mas além de sabermos quem será a BESTA, este sairá da mulher embriagada que se assenta no meio dos sete montes e  enganará a muitas Igrejas, menos a que foi lavada no Sangue do Cordeiro, pois esta será arrebatada, Deus haverá de guardá-la na hora da provação que virá sobre todo o mundo. Então vejamos resumidamente sobre o engano o primeiro e um dos maiores sinais que Jesus nos deixou:

“Vede que ninguém vos engane”. O  Apocalipse fala acerca do anticristo e dos santos da tribulação. Paulo fala do anticristo e da igreja de antes do arrebatamento. O anticristo só será revelado como sendo Satanás, após o arrebatamento mas antes disso, ele virá como homem e enganará o mundo. Muitas pessoas de nossas igrejas possuem a verdade, mas não tem o Amor da Verdade, e, portanto, serão facilmente iludidas. O engano será a característica principal da ascensão do anticristo. Quando o os discípulos indagaram de Cristo: “Que sinal haverá da tua vinda?”. A primeira coisa q Jesus disse foi: “VEDE QUE NINGUÉM VOS ENGANE”. Este foi o primeiro sinal que haveria da proximidade da Vinda de Cristo, Jesus sabia que o primeiro e maior sinal seria: O ENGANO – “VEDE QUE NINGUÉM VOS ENGANE”.(Lc.21:7).Grifo meu. Paulo disse que sua vinda seria com muita mentira e injustiça. O Apocalipse fala de Satanás que seduziu o mundo todo. Só existe um modo de não ser enganado: é conhecer e amar a Verdade. Quem já sabe o que deve esperar, não será enganado.


Na época do papa João Paulo II, o Vaticano admitiu a possibilidade de só haver mais dois papas posteriores a ele, isso foi amplamente divulgado por toda a imprensa mundial, esse último Papa seria chamado de o “Iluminado pelo Sol”.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin
t